domingo, 23 de mayo de 2010

Cine en Angola: Registrar para Valorizar

Los festejos del 25 de mayo hacen eco en distintos continentes, aquí una muestra que apoya la difusión de la realidad que viven en Africa.

Programa do I Ciclo de Cinema Africano - De 24 a 31 de Maio de 2010 - Às 18.00 hs.

Dia 24 (segunda-feira)
“Quem Somos” (2010), de Chico Júnior
Sobre os Khoisan no sul de Angola

Dia 25 (terça-feira)
“Desde o N´Kumba ao Rumba- A História de Um Retorno” (2009), de Maxime Foutou
Sobre a origem da música Rumba, no Congo

Dia 26 (quarta-feira)
“Mama Muxima” (2007), de Nguxi dos Santos
Sobre a fé e o catolicismo africano, a devoção dos fieis

Dia 27 (quinta-feira)
“Para Além da Tela” (2008), de António Reis
Sobre os cinéfilos em Angola

Dia 28 (sexta-feira)
“Odisseia Gotene” (2009), de Jean Blaise Bilombo
Sobre a escola africana de pintura Poto Poto

Dia 31 (segunda-feira)
“Reconstrução Nacional na Agricultura” (1983), de Éfe
Sobre o investimento na agricultura entre 1977 e 1981, com o Presidente José Eduardo dos Santos, e os camaradas Roberto de Almeida, Lúcio Lara, Pedro Pacavira na colheita de milho, em Malange.

Sob o lema “Cinema: Registar para Valorizar”, o Ciclo tem como objectivo divulgar a realidade sócio cultural dos povos africanos para que a sociedade se conheça melhor e possa projectar cada vez mais o seu “modus vivendi” a nível do continente e do mundo. Contamos com a parceria do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisuais e Multimédia (IACAM) e da Direcção Provincial da Cultura de Luanda. Temos, ainda, o apoio das produtoras Dread Locks e da Kissama Audiovisuais, bem como do Vice-Presidente do Comite Científico “Internacional do Projecto da UNESCO "Rota do Escravo”, Dr. Simão Souindoula.

Dedicado ao Cinema Documental, este ciclo, com curta e longa-metragem, reúne, apenas, filmes de três países da África Austral, designadamente Angola, Congo Brazzaville e Congo Democrático. Trata-se de uma experiência piloto, razão pela qual consideramos Uma Mostra de Filmes Africanos para saudar o 25 de Maio, Dia de África.

Porém, pretendemos dar sequência deste Ciclo, com a Segunda Mostra de Filmes Africanos, no próximo mês de Julho, em saudação ao Dia da Mulher Africana, a assinalar-se no dia 31 de Julho.

Antes, no mês de Junho, vamos realizar uma Mostra de Filmes Latino Americanos, que se previa para o mês de Abril. Importa realçar que a projecção dos filmes vai ser seguida de debate com a presença do realizador ou produtor, ou então de um especialista convidado.

Luanda, 20 de Maio de 2010.
Fuente RED BANTULINK - Angola

1 comentario:

  1. Hola, como están?
    Les dejo una obra musical compuesta en homenaje a Zumbi y todos los que habitaron el Quilombo dos Palmares. Es universalmente libre, pues la he ofrecido al dominio público.
    Este es el link para escucharla, descargarla y compartirla con las personas que deseen:
    www.unirmusica.com/christianmfantin
    Espero que este comentario sea de su agrado y gusten de este humilde homenaje.

    Christian

    ResponderEliminar